sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Aberta em Patos de Minas exposição artística do projeto “Patureba Arte para todos 2015”

 

 
Arminda Alves, Diretora e Gestora do projeto


O Teatro Municipal de Patos de Minas, na noite de ontem (5), foi palco da abertura de mais uma exposição do Ponto de Cultura Patureba (UNART).

Na galeria Clênio Pereira anexa ao Teatro, várias manifestações artísticas puderam ser vistas. Quadros, pinturas, entre outras artes plásticas produzidas por artistas patenses, participantes dos 47 cursos e oficinas ofertados pelo projeto “Patureba Arte para todos 2015” da UNART, encantaram quem foi ao local para prestigiar ao evento.

Além das exposições, a Diretora e Gestora do projeto, Arminda Alves, mostrou um vídeo institucional apresentando a entidade aos presentes, e também, aproveitou a oportunidade e agradeceu a Prefeitura pelo apoio ao projeto e aos monitores por desempenharem o papel de ensinar. “Nossos cumprimentos e gratidão aos nossos monitores, altamente capacitados, que ministram suas oficinas com toda dedicação e à Prefeitura Municipal, pelo apoio incondicional que sempre tem proporcionado ao Ponto de Cultura Patureba, desde sua fundação”, afirmou Arminda.

Secretários e Diretores da administração municipal, entre outras pessoas, prestigiaram o evento e enalteceram o trabalho cultural que é feito pela entidade em Patos de Minas.

Aqueles que perderam a abertura da Exposição, poderão ainda apreciar os trabalhos, pois a galeria estará aberta para visitação até o final deste mês. A entrada é gratuita.

Projeto “Patureba Arte para Todos”

Em fevereiro de 2009, há 6 anos, foi apresentado à UNART, o projeto “Patureba: artista plástico e artesão fazendo cultura em mutirão”, para concorrer ao Edital Estadual pela Criação e Implantação de 100 Pontos de Cultura em Minas, publicado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais em parceria com o Ministério da Cultura. Depois de apresentado, o projeto foi selecionado dentre mais de 900 outros participantes de todo o estado de Minas Gerais.

Em 2010, com incentivo da Prefeitura de Patos de Minas, foi instalada a nova sede do Ponto de Cultura Patureba, que está localizado na rua Dona Luíza, 840.

Durante seus três primeiros anos de funcionamento, de 2011 a 2013, sob o patrocínio do Governo de Minas, através da Secretaria Estadual de Cultura, o “Projeto Patureba: artista plástico e artesão fazendo cultura em mutirão”, foi frequentado por aproximadamente 1.200 participantes: crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas da terceira idade, na sede da entidade, e em vários outros espaços alternativos.

De 2014 e 2015, com o incentivo do governo do prefeito Pedro Lucas, foram realizados 98 cursos-oficinas de 20 horas aula: desenho de observação, pintura óleo, acrílica, têmpera e guache sobre telas; pintura sobre tecidos; aquarela e teoria da composição; desenho de retratos, objetos e paisagens; charge e caricatura; desenho Mangá; mosaico; entalhe; arte para crianças; modelagem e queima de peças de cerâmica artística e artesanato em palha e história da Arte.

Tudo isso, em diferentes espaços: Sede do projeto, nos CRAS III e IV, CRISTAVO, Centro de Convivência da Terceira Idade, na Clinica Terapêutica Nosso Lar, totalizando aproximadamente 900 participantes, público formado por crianças, adolescentes, jovens, adultos e pessoas da terceira idade.

Descrição: http://lw1360950204511e7149.provisorio.ws/img/x.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário