sexta-feira, 7 de outubro de 2011


pastedGraphic.pdf  pastedGraphic_1.pdf
PONTO DE CULTURA PATUREBA-UNART REALIZA O
2º  CURSO DE XILOGRAVURA E INICIAÇÃO DE GRAVURA EM  METAL
O Curso será ministrado pelo artista plástico Vicente de Paulo e Sousa (formado em Artes Plásticas pela Escola Guignard/UEMG – 2002/2005; Pós-Graduado pela PUC em História da Arte – 2008/2011
Vicente Paulo é detentor da Comenda Terezinha Couto/2008, arte–educador,  radicado em Belo Horizonte onde ministra aulas de arte na rede pública e privada da cidade. 
   O curso tem por finalidade dar continuidade ao 1º módulo de iniciação à xilogravura, ocorrido em fevereiro último e a iniciação despretensiosa das técnicas da Gravura em Metal.   
    A gravura em metal foi uma técnica muito usada no pelos artistas do século XVIII, como o espanhol Francisco Goya, que usava suas gravuras para apresentar a população, os horrores da guerra na Santa Inquisição, em uma época turbulenta na história. Muitos artistas como: Roberto Grassmann, Pablo Picasso, Carlos Oswald, Francesc Domingo Segura, Mário Dóglio, Marcelo Grassmann, Farnese de Andrade, Flavio de Carvalho, Sonya Grassmann, Escher, entre outros.
Nesta segunda desventura artística serão apresentadas novas técnicas e fórmulas de utilização da xilogravura, o universo das cores, o poder de realizar e utilizar uma xilogravura portando mais de uma cor na mesma cópia e os tamanhos variados uma vez que o Ponto de Cultura Patureba adquiriu a “PRENSA” tradicional podendo fazer impressões a qualquer hora e de tamanhos maiores. Com esse investimento da instituição a população terá agora uma casa aonde terá sempre como realizar uma gravação de melhor qualidade.
 Além de aperfeiçoar a técnica da xilogravura acontecerá também a experimentação da gravura em metal, uma vez que a mesma prensa poderá realizar a impressão dessas duas técnicas.
Portanto, um lembrete aos inscritos: curso gratuito de Xilogravura e Gravura em Metal, nesta próxima semana:
Dias 13,14 e 15 de outubro, das 16 às 18h e das 19 às 21h
Ponto de Cultura Patureba-UNART, em Patos de Minas.
Inscrições já efetivadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário