segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Curso de xilogravura

Xilogravura é uma das técnicas que será ensinada dentro do programa do Ponto de Cultura. E por isso, desde já apresentamos uma breve introdução de o que é a xilogravura, e algumas imagens e links para os interessados:

  • Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. È um processo muito parecido com um carimbo.É uma técnica em que se entalhar na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão emalto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a xilogravura de topo.
(fonte: Wikipedia)


Apocalipse - O dragão, Walderedo Gonçalves (gravura de cordel)



A mãe da lua, Abraão Batista (gravura de cordel)




Matriz de "Vossa majestade o molusco ". De Bruno Duque

Monotipia sobre "Vossa Majestade o Molusco"

"Tcheca" de Bruno Duque


No Brasil a xilogravura foi, e ainda é muito utilizada na literatura de cordel.

  • Literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome originado em Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, o nome foi herdado (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradição do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas.

em breve estarão disponíveis os formulários para inscrição e mais informações sobre os cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário